A Gestão do Fundo de Acidentes de Trabalho é assegurada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, nos termos da lei.

Migalhas de pão

Relatório Estatístico do 1º semestre de 2022

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) publica o Relatório Estatístico do Fundo de Acidentes de Trabalho (FAT), referente ao 1º semestre de 2022.
No primeiro semestre de 2022, número total de processos de indenizações acidentes de trabalho em gestão no Fundo Acidentes De Trabalho (FAT) totalizava 2 019 sendo que existiam 2 006 pensionistas com pensões em pagamento ponto o valor global dos montantes pagos a pensionistas ascendeu, no período a 4,4 milhões de euros (+5% comparativamente ao período homólogo de 2021). 

No que respeita aos reembolsos às empresas de seguros eu a que representam cerca de 78% do total da despesa do FAT, foram pagos 15,6 milhões de euro (- 7% comparativamente ao período homólogo de 2021), referentes a atualizações de pensões, duodécimos adicionais e atualizações de prestações suplementares por assistência de terceira pessoa. 

No que respeita à receita, no primeiro semestre de 2022, a título de reembolso de indenizações e de reversões, o montante recebido pelo FAT ascendeu 963,1 milhares de euros (- 17% comparativamente ao período homólogo de 2021).

Relativamente à receita resultante da aplicação das percentagens de 0,15% sobre os salários e seguros e de 0,85% sobre o capital de remição das pensões em pagamento e sobre a provisão matemática das prestações suplementares por assistência de terceira pessoa foi, aproximadamente, de 53,0 milhões de euros e de 9,9 milhões de euros, respetivamente. 

Assim, o montante total recebido pelo FAT com origem nas empresas de seguros, que representa cerca de 99% do total da receita, foi de, aproximadamente, 63,0 milhões de euros (+ 10% comparativamente ao período homólogo de 2021). A título de multas e coimas, a receita arrecadada foi cerca de 1,9 milhões de euros.