A Gestão do Fundo de Acidentes de Trabalho é assegurada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, nos termos da lei.

Migalhas de pão

Sistema de Gestão da Qualidade

Qualidade Certificada

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), determinada na qualificação e melhoria contínua dos serviços prestados pelo FAT aos Utentes, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com o referencial NP EN ISO 9001.
O SGQ do FAT está certificado desde 2005 pela APCER - Associação Portuguesa para a Certificação e pelo IQNET - The International Certification Network.
Na sua versão atual, o SGQ mantém-se focado na satisfação dos utentes e no elevado desempenho dos processos, privilegiando aspetos relacionados com a partilha de conhecimento, com a análise de riscos e oportunidades e com a gestão das expetativas dos diferentes stakeholders.
O Manual de Gestão da Qualidade (MGQ) é o documento fundamental de orientação para a gestão da qualidade do FAT, especificando o sistema de gestão implementado. 
No MGQ são definidos a Política da Qualidade, o âmbito do SGQ, a identificação e descrição da articulação dos Processos Operacionais do FAT. O MGQ faz ainda referência a toda a informação documentada que suporta o SGQ. 

Política de Qualidade do FAT

Compete ao FAT proceder ao pagamento de indemnizações de acidentes de trabalho nos casos em que as entidades empregadoras não o possam fazer; proceder ao reembolso dos montantes de atualizações de pensões e de prestações suplementares por assistência de terceira pessoa, remições de atualizações e duodécimos adicionais de pensões a cargo das empresas de seguros; proceder ao pagamento de prémios de acidentes de trabalho de empresas em processo de recuperação; proceder à tramitação subsequente ao recebimento das indemnizações por morte de sinistrados sem beneficiários; e proceder à tramitação subsequente à recuperação dos valores pagos pelo FAT.

Princípios

  • Cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis
  • Promoção de fins de cariz eminentemente social
  • Consolidação de uma imagem institucional de rigor
  • Elevada competência técnica e celeridade processual
  • Cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade
  • Praticar uma abordagem baseada no risco e nas oportunidades
  • Satisfazer as necessidades e expetativas das Partes Interessadas em geral e dos clientes em particular
  • Melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade