Sistema de Gestão da Qualidade - Site FAT
A Gestão do Fundo de Acidentes de Trabalho é assegurada pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões, nos termos da lei.
Sistema de Gestão da Qualidade
Qualidade Certificada
A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF), determinada na qualificação e melhoria contínua dos serviços prestados pelo FAT aos Utentes, implementou um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), de acordo com o referencial NP EN ISO 9001.
No MGQ são definidos a Política da Qualidade, o âmbito do SGQ, a identificação e descrição da articulação dos Processos Operacionais do FAT. O MGQ faz ainda referência a toda a informação documentada que suporta o SGQ.
O SGQ do FAT está certificado desde 2005 pela APCER - Associação Portuguesa para a Certificação e pelo IQNET - The International Certification Network.
Na sua versão atual, o SGQ mantém-se focado na satisfação dos utentes e no elevado desempenho dos processos, privilegiando aspetos relacionados com a partilha de conhecimento, com a análise de riscos e oportunidades e com a gestão das expetativas dos diferentes stakeholders.
O Manual de Gestão da Qualidade (MGQ) é o documento fundamental de orientação para a gestão da qualidade do FAT, especificando o sistema de gestão implementado. No MGQ são definidos a Política da Qualidade, o âmbito do SGQ, a identificação e descrição da articulação dos Processos Operacionais do FAT. O MGQ faz ainda referência a toda a informação documentada que suporta o SGQ.
Política de Qualidade do FAT
Compete ao FAT proceder ao pagamento de indemnizações de acidentes de trabalho nos casos em que as entidades empregadoras não o possam fazer; proceder ao reembolso dos montantes de atualizações de pensões e de prestações suplementares por assistência de terceira pessoa, remições de atualizações e duodécimos adicionais de pensões a cargo das empresas de seguros; proceder ao pagamento de prémios de acidentes de trabalho de empresas em processo de recuperação; proceder à tramitação subsequente ao recebimento das indemnizações por morte de sinistrados sem beneficiários; e proceder à tramitação subsequente à recuperação dos valores pagos pelo FAT.
Princípios
- Cumprimento da legislação e regulamentação aplicáveis
- Promoção de fins de cariz eminentemente social
- Consolidação de uma imagem institucional de rigor
- Elevada competência técnica e celeridade processual
- Cumprimento dos requisitos do Sistema de Gestão da Qualidade
- Praticar uma abordagem baseada no risco e nas oportunidades
- Satisfazer as necessidades e expetativas das Partes Interessadas em geral e dos clientes em particular
- Melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade